23/11/2023 às 21:27 Fotografia de Parto

Como fotógrafa de partos, por que prefiro quando a gestante tem doula?

25
4min de leitura

Como fotógrafa de partos, por que prefiro quando a gestante tem doula?

 

Olá, tudo bem?

 

Sou a Sandra Wetz, fotógrafa especializada em partos e com os dois pés na humanização!

Posso dizer que minha Fotografia de Parto é uma antes de ter contato com as doulas, e outra após conhece-las de perto!

 

Mas, você sabe o que é uma doula?

 

A atuação da doula é reconhecida e estimulada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por ter comprovação de inúmeros benefícios na experiência de parto, tanto para a mulher quanto para o bebê.

São profissionais que estudam constantemente e trabalham sempre com base em evidências científicas mais atualizadas. Ela irá te fornecer essas informações, desde a gestação, para que você possa fazer escolhas conscientes.

Apesar de não ser um profissional técnico, ela entende o que está acontecendo e pode ser uma “ponte”, explicando à família de maneira mais fácil o que a equipe está dizendo no momento do parto.

 

O trabalho da doula inclui:

·        Suporte Informativo, através da Educação Perinatal: Informar a gestante e o acompanhante sobre o que esperar, as fases do trabalho de parto, momento certo de ir para a maternidade, evitando assim algumas possíveis intervenções desnecessárias, prós e contras do parto normal versus cesárea, métodos de indução e como funcionam, intervenções, o que é violência obstétrica e neonatal e como prevenir, direitos da gestante, com auxílio na elaboração do plano de parto e escolha da maternidade, busca por profissionais atualizados e alinhados com seus desejos além de informações sobre o pós-parto imediato, cuidados com o recém-nascido, entre outros.

Você pode estar pensando: todos esses assuntos, eu posso abordar com meu obstetra!

Poder, até pode! Mas, convenhamos, na maioria dos casos as consultas de pré-natal duram em média 15 minutos. Já os encontros (presenciais ou virtuais) com sua doula, costumam durar em média 1h, além de todo material de apoio disponibilizado e assistência muitas vezes 24hs por dia / 7 dias por semana!

 

Mas, além do suporte informativo, tem mais...

 

·        Suporte Físico, através de métodos para alívio da dor: Tanto durante a gestação, quanto no trabalho de parto, a doula pode te ajudar com métodos não farmacológicos que vão aliviar a dor. Esses métodos podem incluir aromaterapia, cromoterapia, massagens, exercícios (no momento certo), sugestão de posições para melhor encaixe e descida do bebê, entre outros.

 

·        Suporte Emocional: O fato de estar bem informada e saber o que está acontecendo, por si só, já te dará um ótimo equilíbrio emocional, já que, por mais imprevisível que um parto possa ser, você já terá estudado e se preparado antes de ele começar a acontecer! Saber sobre as fases do trabalho de parto te dá uma certa previsibilidade e entendimento sobre o que está acontecendo com seu corpo.

 

Durante a gestação, a doula estará sempre lá (mesmo que à distância) para te ajudar a lidar com os medos, ansiedades e todas as alterações hormonais comuns da fase (sempre encaminhando a um psicólogo, caso necessário), e, no momento do parto estará presente para te lembrar de suas escolhas e desejos, bem como te apoiar em suas decisões.

 

·        Ambiente: No dia do parto, a doula cuida do ambiente para que a gestante se sinta segura, confortável, para que assim, relaxe e se entregue ao processo. Um ambiente favorável durante o trabalho de parto (com luz baixa, sem excesso de distrações) faz com que o corpo da gestante libere ocitocina, hormônio essencial para o desenvolvimento do trabalho de parto.

 

O que a doula não faz:

 

·        Doula não faz parto! Na verdade, quem faz o parto é a mulher! Porém, a doula sozinha não pode dar assistência ao parto, pois não é uma profissional técnica. No momento do nascimento, deve estar presente uma obstetriz (que chamamos muitas vezes de parteira), enfermeira obstétrica e/ou obstetra. Também, durante o trabalho de parto, são essas as profissionais capacitadas para avaliar as condições de saúde da mãe e do bebê, escutar os batimentos, avaliar as contrações, avaliar o colo do útero e descida do bebê na pelve materna, entre outros.

 

·        Doula não é acompanhante! O acompanhante deve ser o porto seguro da gestante, alguém que também estudou junto com ela sobre as possíveis escolhas, sabe de seus desejos e vai reivindicar os direitos da mãe e do bebê. Quando a mãe estiver na “partolândia”, o acompanhante será seu porta voz.

 

·        Doula não escolhe nada pela gestante! Ela oferece toda informação possível durante a gestação e pode até lembrar a parturiente sobre seus desejos e escolhas, mas, não toma decisões.

 

·        Doula não discute procedimentos médicos durante o trabalho de parto. Ela informa à gestante e seu acompanhante, durante os encontros de educação perinatal, os possíveis procedimentos e seus prós e contras, com base em evidências científicas, e caberá aos mesmos aceitar tais procedimentos ou não no momento do parto.

 

Posso ter me esquecido de mencionar diversas coisas. Mas essas são minhas percepções, enquanto fotógrafa de parto, sobre a importância do trabalho da doula. Percebo gestantes muito mais confiantes, seguras de suas escolhas e amparadas! E tudo isso reflete em mim, no meu equilíbrio emocional e na minha entrega!

 

Caso resolva contratar uma doula, pesquise bastante, converse com várias, e encontre aquela com quem mais você se identifica! Tenho algumas para indicar, se você precisar!

 

Doula não é luxo, não é modinha, não é coisa de hippie!

Doula é vida, e toda gestante merece ter uma doula!!!

23 Nov 2023

Como fotógrafa de partos, por que prefiro quando a gestante tem doula?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia de parto fotografia de parto humanizado parto com doula parto humanizado por que ter uma doula

Quem viu também curtiu

28 de Ago de 2023

Como escolher sua fotógrafa de parto

24 de Set de 2024

Ao contratar uma Fotógrafa de Partos, você não vai se preocupar com...

14 de Dez de 2023

Dá para ser Fotógrafa e Doula (ou vice versa) no mesmo parto?

Fale comigo no WhatsApp
Logo do Whatsapp