28/11/2023 às 20:07 Fotografia de Parto

O que você precisa saber sobre o parto humanizado (a visão da fotógrafa)

13
3min de leitura

O que você precisa saber sobre o parto humanizado (a visão da fotógrafa)

 

Um dia desses, comentando com uma gestante que me procurou para pedir um orçamento de fotografia de parto sobre o quanto prezo pela humanização, ouvi a seguinte frase:

 

“Eu não teria coragem de ter um parto humanizado!”

 

Após alguns breves instantes em choque, voltei à consciência e perguntei o motivo de tamanha aversão. E logo entendi que o termo geralmente trás a mente das pessoas uma associação incorreta.

 

Será que você sabe o que é um parto humanizado?

 

Percebo que muitas pessoas pensam que um parto humanizado é um parto em casa, sem assistência (sem médica, enfermeira obstétrica e/ou obstetriz), ou um parto na praia, na água, no meio do mato... Ou que se refere apenas à via de parto vaginal.

 

Mas, na realidade, trata-se de um parto com uma assistência que respeita o evento natural do corpo, promovendo o protagonismo da parturiente, tanto no parto normal quanto na cesárea!

Para o parto ser humanizado, não basta a equipe falar com voz fofa! No parto humanizado, as escolhas da mãe são respeitadas, o tempo do corpo dela, o tempo do bebê, a posição que escolher parir (quando parto vaginal), o plano de parto, entre outros.

A gestante não fica desassistida, muito pelo contrário, seu estado de saúde e de seu bebê são constantemente monitorados e avaliados para intervir apenas se e quando necessário, sempre comunicando à parturiente de forma clara se houver possibilidade de escolha e suas possíveis consequências.

 

3 pilares do parto humanizado:

Protagonismo da mulher

Visão interdisciplinar, levando em conta aspectos emocionais, sociais e culturais

Medicina baseada em evidências científicas.

 

Então, nem todo parto normal é humanizado! Por muitas vezes, no parto normal, não são respeitados os 3 pilares.

E a cesárea, com real indicação e com a mãe bem informada sobre seus riscos e benefícios, também estará dentro da humanização, quando houver uma assistência respeitosa, interdisciplinar, permitindo a presença da doula e que, mesmo dentro do ambiente cirúrgico, consiga respeitar escolhas da mãe, como luz mais baixa, sem excesso de ruídos e conversas paralelas, permitir o contato pele a pele e amamentação durante a primeira hora de vida do bebê (sempre que mãe e recém nascido estiverem em boas condições de saúde), entre outras preferências que podem e devem estar descritas no plano de parto (sim, o plano de parto é importante mesmo se a via de nascimento for uma cesárea!).

 

Mas o que a fotógrafa de parto tem a ver com a humanização?

 

Não basta apenas saber sobre a técnica de Fotografia para ser fotógrafo de parto. Como fotógrafa de parto, tenho obrigação de saber o mínimo sobre o que é parto humanizado, fases do trabalho de parto, intervenções, violência obstétrica e neonatal (tanto em parto normal quanto na cesárea) e muitas outras coisas!

Preciso entender e respeitar o ambiente do parto! Entender os motivos pelos quais, no parto, a luz baixa é tão importante e usar meu conhecimento de técnica fotográfica para lidar com a luz que terei disponível, aproveitando-a da melhor maneira possível.

Devo saber meu lugar físico e moral dentro daquele contexto.

Não dá para registrar violências obstétricas e publicar como se fosse algo normal, romantizando e enganando toda uma cadeia de gestantes, que, ao verem aquelas cenas acompanhadas de uma trilha sonora calma e bonita, entenderão que o parto é isso mesmo, um lugar onde elas não terão voz e não serão respeitadas.

Fotografar um parto pautado no tripé da humanização é algo incrível, que transparece nas fotos, tamanha serenidade e respeito existentes ali.

Fotografar uma mãe que está bem informada e ciente de seus desejos e decisões é pura potência!

 

E agora? Você teria coragem de ter um parto humanizado?

28 Nov 2023

O que você precisa saber sobre o parto humanizado (a visão da fotógrafa)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casa de parto cesarea humanizada equipe de parto fotos parto humanizado parto domiciliar parto humanizado via de nascimento via de parto

Quem viu também curtiu

23 de Nov de 2023

Como fotógrafa de partos, por que prefiro quando a gestante tem doula?

28 de Ago de 2023

Como escolher sua fotógrafa de parto

24 de Set de 2024

Ao contratar uma Fotógrafa de Partos, você não vai se preocupar com...

Fale comigo no WhatsApp
Logo do Whatsapp